Yin e Yang – a essência do Tai Chi Chuan

Como professor de Tai Chi Chuan (Taijiquan), se, ao tocar no braço do aluno, eu o sinto tenso, com excesso de Yang (rigidez), eu o oriento a emergir mais Yin (suavidade), em seu interior. Por outro lado, se percebo que ele está excessivamente relaxado – excesso de Yin, digo para ter mais Yang.

Não pode haver excesso ou ausência de Yin ou Yang, somente com o movimento alternado e com o equilíbrio de ambos é que, de fato, estaremos praticando a essência do Tai Chi Chuan.

Levis Litz
TaiChiCuritiba.com.br

LL Frase - Tai Chi Chuan em dupla

Anúncios

2 Comentários on “Yin e Yang – a essência do Tai Chi Chuan”

  1. Rogério disse:

    Boa tarde,
    E quando ficamos “aéreos” em razão da prática?Seria excesso de yin?Como resolver isso? Sei que é difícil dar um diagnóstico sem ver a pessoa praticar….
    ABÇ
    Rogério

    Curtir

    • Levis Litz disse:

      Olá Rogério!
      Aparentemente – somente pelas suas palavras, poderia ser excesso de yin e a forma de resolver isso seria o básico, ou seja, adicionar mais yang (yi = foco concentrado). Entretanto, como você mesmo escreveu, diagnosticar sem ver o praticante pode levar a um equívoco elementar, pois há uma série de questionamentos que precisam ser levados em consideração, entre eles, o que seria esse “aéreo”? Que tipo de movimento do Tai Chi Chuan está sendo realizado? O quanto de yin e yang empregados nessa situação? Como o chi está se comportando? enfim é o que você disse: “difícil sem ver a pessoa”. O que posso indicar é: pratique mais e com maior atenção aos movimentos do que você está fazendo – de preferência sob a orientação do seu professor.

      Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s