Tai Chi & Chi Kung no Grupo Tai Chi Curitiba

Tai Chi & Chi Kung são séries de movimentos energéticos que levam ao bem-estar e a qualidade de vida. Com origem em sistemas tradicionais voltados para o benefício da saúde, envolvem posturas que podem ser utilizados de múltiplas maneiras, desde como um simples método de combate ao sedentarismo, como também um sistema de fortalecimento geral do corpo com bons alongamentos, força, flexibilidade, calma interior e energia vital.

Recomendado por terapeutas, comprovadamente apresenta-se como uma sistemática de atividades de baixo impacto, que não tem contra indicação e que são apropriados para pessoas de qualquer idade. São sistemas indicados inclusive pela Organização Mundial da Saúde, ou seja, qualquer pessoa pode fazer. Chi Kung significa literalmente “a arte da energia“.

LL Qi Shi 2

Tai Chi Chi Kung (Tài Jí Qì Gōng) 太极气功

O Tai Chi Chi Kung é uma técnica de Chi Kung que tem como principal objetivo restabelecer o equilíbrio do corpo. Sendo Tai Chi o símbolo do equilíbrio das forças (Yin / Yang), podemos traduzir o termo Tai Chi Chi Kung, como “Trabalho de Energia buscando o Equilíbrio Supremo”. Sua utilização visa desenvolver a consciência interna, e permitir o fluir da energia (Chi) através do corpo. Utiliza-se do Nei Dan (Elixir Interno), mesmo sendo seus movimentos característicos do Wei Dan (Elexir Externo). São 18 posturas, que buscam equilibrar o Chi, fazendo-o circular pelos 12 meridianos. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), acredita-se que as doenças em geral, são causadas por um excesso nas emoções. Por isso, se preconiza o controle e o equilíbrio das emoções. Deve-se regular a mente para alcançar a calma. A imobilidade permite eliminar os pensamentos que agitam a mente. A meditação é um controle das emoções. Quando a mente se vê livre do excesso de pensamentos, o fluxo de Chi circula regularmente com força por todo o corpo. Os obstáculos nos meridianos acabam dessa forma, desaparecendo.

Zhan Zhuang (站椿) – A Postura de Abraçar a Árvore

Prática mais conhecida no ocidente como “Abraçar a Árvore”, “Postura da Árvore” ou “Chi Kung da Árvore”, Zhan Zhuang (站椿) se refere a uma forma de meditação que é feita em pé, conservando-se o praticante num estado de aparente imobilidade. O termo pode ser traduzido literalmente por “em pé” como uma “estaca”. Uma postura aparentemente estática onde o indivíduo exercita tensão e relaxamento, treinando o espírito, a mente e o corpo. Pode também ser classificada como uma técnica de Chi Kung estática.

Este método de treinamento é comum a diversas artes marciais chinesas, é especialmente enfatizado entre os praticantes de Tai Chi Chuan, assim como nos demais estilos internos (Nei Jia). Há diversas posturas distintas para realizar este treinamento. Em aparente imobilidade o praticante pode realizar exercícios respiratórios revigorantes e formas de meditação que auxiliem a desenvolver a força interior e o equilíbrio, além de relaxar o sistema nervoso. Também muito utilizadas para desenvolver a paciência, ampliar a capacidade de meditar, aumentar a força das pernas e a vitalidade do corpo como um todo. Seu objetivo é desenvolver a energia vital (Chi) do ser humano, proporcionando um nível elevado de harmonia entre corpo e mente.

Logo Tigre e o Dragão
O Grupo Tai Chi Curitiba disponibiliza todas às quartas-feiras no Espaço Zen – Atelier Dani Henning, Tai Chi & Chi Kung em 2 turmas, de 45 minutos cada, um dia por semana (uma turma pela manhã e outra à noite), ao investimento de R$ 79,90 ao mês para cada turma. Assim o aluno/praticante poderá se beneficiar de seus movimentos.

Tai Chi & Chi Kung – Horário para iniciantes e intermediários

Às Quartas-feiras
. Manhã: 08h00 às 08h45
Noite: 18h30 às 19h15

Inscrições e maiores informações
. e-mail: LevisLitz@TaiChiCuritiba.com.br
. WhatsApp/Tel: (41) 8409-6858
. Instagram: TaiChiCuritiba
. Site: TaiChiCuritiba.com.br
. Facebook/TaiChiCuritiba

Anúncios

2 Comentários on “Tai Chi & Chi Kung no Grupo Tai Chi Curitiba”

  1. rejane pinali disse:

    oi Levis!
    estou me organizando e gostaria de voltar às quartas-feiras de manhã

    Curtir


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s