“29: A Verdade Está Lá Fora” de Ariadne Valdés

Ei você! Assim como eu – de uma geração não tão nova, que aprecia filmes de ficção científica. Quando ouvimos a frase “A verdade está lá fora!”, a primeira coisa que vem à mente é a antiga e famosa série de TV: “Arquivo X”, com Dana Scully e Fox Mulder.

Bem, deixando a ficção hollywoodiana ao lado, recentemente ouvi essa frase novamente, apenas que desta vez, nada tinha de ficção de uma série de TV, foi mais tenso, foi uma referência a mais pura realidade, sentida nas carnes, enraizada nas mentes, impregnada nos pulmões e perpetuada nas histórias de milhares de professores do Paraná.

Refiro-me ao massacre dos professores, perpetrada pelo governador Beto Richa, que aconteceu no dia 29 de abril deste ano no Centro Cívico. Resultado daquele fatídico dia – além de livros, exposições fotográficas, canções, poesias, dramatizações e performances, emergiu ontem um curta-metragem que uniu a ficção (não científica) com acontecimentos do citado massacre.

A produção do filme – um curta-metragem -> “29: A Verdade Está Lá Fora” contou com estudantes do Curso de Técnico e Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual do Paraná, sob a direção de Ariadne Valdés.

O lançamento oficial foi ontem à noite (25) e tive a oportunidade de assistir a exibição. A estreia aconteceu na Cinemateca de Curitiba. Sala lotada e público ocupando as escadas, foi bonito de ver. Foi também emocionante e gratificante ver que há iniciativas desvinculadas e não comprometidas com um poder de repressão. Que continuam a lutar pelos direitos essenciais a qualquer ser humano – liberdade de expressão, solidariedade, direitos civis, entre outros.

Ao final do filme houve um bate-papo com a produção e perguntei se o mesmo estaria disponível na Internet. Bem, pelo visto, no momento – por questões do mundo cinematográfico, não seria apropriado, mas – para nossa felicidade – é só uma questão de tempo e todos terão a oportunidade de assistir esse curta.  Parabéns a Ariadne e aos membros de sua equipe!

Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

____________
Sinopse: Uma aluna de Ensino Médio vai para a escola como um dia qualquer. Ela chega na sala, pega seu caderno e começa a prestar atenção no professor, que está iniciando a aula. Porém conforme o andamento da aula, como num delírio, ao anotar a data “29/ABR/2015” em seu caderno, à aluna começa a ver seu professor vendado e sangrando, seus colegas somem e ela entra em desespero; até ser acordada subitamente por seu professor que a chama para o intervalo. A aluna corre questionar seu colega, a inspetora do corredor, zelador e cozinheira do colégio, mas ninguém sabe a resposta. Ela percorre os corredores e tem mais alguns delírios, como se toda informação sobre o dia em questão houvesse sumido. Até o momento em que encontra uma caixa com retalhos de jornais, e fotos sobre o dia. É o momento em que tudo começa a fazer sentido.
——————

Para saber mais…
http://www.paranaportal.com.br/blog/2015/09/23/estreia-curta-metragem-inspirado-em-confronto-entre-professores-e-pms/
www.facebook.com/Curta-29
curta29averdade.wix.com

11891860_841627119286764_8338751390185746506_o

“29: A Verdade Está Lá Fora” de Ariadne Valdés – Cinemateca de Curitiba

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s