Por Lente Quente -> Massacre 29 de abril – Livro de Fotografias

Captura de Tela 2015-06-15 às 22.31.14Massacre 29 de abril é o livro de fotografias que retrata o maior massacre em praça pública já registrado contra os professores do Paraná, na quarta-feira, dia 29 de abril de 2015, no Centro Cívico, em Curitiba. O acontecimento colocou o estado do Paraná nos jornais nacionais e internacionais. As cenas retratadas demonstram o tratamento do Governo do Estado e de sua polícia para com os trabalhadores.

A organização dessa iniciativa é de um coletivo de fotógrafos de Ponta Grossa, que atua em conjunto com projeto de extensão Lente Quente, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em atividade há mais de cinco anos. Este financiamento não visa o lucro, somente o custeio do livro e produtos afins.

Uma das intenções desse projeto de financiamento coletivo é relembrar a população sobre um dos episódios mais tristes e recentes da história do Paraná, quando mais de 300 manifestantes foram feridos em frente ao prédio da Assembleia Legislativa. Estudantes, professores e servidores públicos estiveram presentes na manifestação. Estudantes fotografaram os momentos de tensão na semana de manifestações. Polícia Militar contra professores, servidores públicos e estudantes. Balas de borracha, bombas, gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra os manifestantes.

A ideia da montagem do livro surgiu de uma série de exposições em espaços públicos que foram realizadas após o confronto do dia 29. Integrantes do coletivo Lente Quente organizaram exposições itinerantes com fotos do ocorrido. Perceberam que a importância histórica desses registros deveria ir além das exposições. O financiamento coletivo foi a opção mais viável para viabilizar esse projeto.

Todo o dinheiro arrecadado com a campanha de financiamento coletivo será investido na impressão de livros, divulgação do material, exposições, palestras e lançamentos afins. A estimativa de entrega do livro é para o dia 29 de junho, quando se completa dois meses do trágico evento. A plataforma Catarse assegura a todos que contribuírem o ressarcimento do investimento caso a campanha não alcance a meta estabelecida.

Ajude a tornar real essa inciativa para que esse momento seja devidamente documentado. A publicação desse livro é vital para não deixarmos de lado essa luta. As imagens servem, principalmente, para relembrarmos sempre do erro histórico do governo do Estado do Paraná e, principalmente, da resistência daqueles que defendem a educação pública.

Fotojornalismo a serviço da luta dos trabalhadores.

Fazem parte dessa iniciativa coletiva: Rafael Schoenherr, André Jonsson, Pedro Guimarães, Rodrigo Menegat, Angelo Rocha, Andre Lopes, José Gabriel Tramontin, Lucas Feld, Danilo Schleder, Igor Vieira, Nilson de Paula Junior, Kimberlly Safraide, André da Luz, Marina Semensati, Ellen Cogo, Jaqueline Guerreiro, Marina Scarpari, Victor Ribas, Desirée Pachefist, Marcia Boroski, Gabriel Carven e Elaine Schmitt.

11393197_10204176620873473_8564890992488554267_nComo apoiar esta ideia?

1 – Interessados em contribuir com a campanha de financiamento coletivo devem acessar o site https://www.catarse.me/pt/massacre29deabril

2 – No endereço, o contribuinte escolhe a cota de apoio, que começa em R$ 30, tendo como recompensa uma foto do livro e um DVD do documentário “Massacre 29 de abril”.

As recompensas incluem exemplares do livro, dvds do documentário Massacre 29 de abril, palestras, fotografias em diversos formatos, incluindo a doação de exemplares do livro para escolas e colégios públicos.

3 – Após escolher o valor e a recompensa desejados, o pagamento pode ser efetivado por boleto ou cartão de crédito.

Captura de Tela 2015-06-15 às 22.31.42

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s