Depoimentos sobre Levis Litz: professor e jornalista

- Levis by Taty

Levis Litz

“Levis Litz é um professor admirável, não apenas pelo profundo conhecimento a respeito do Tai Chi Chuan, mas também pela imensa dedicação e carinho com que ministra seus ensinamentos. Generoso, ele busca sempre compartilhar tudo o que sabe, além de ser um grande entusiasta e um divulgador incansável dessa arte marcial chinesa. Em março de 2009, o irlandês Niall O’Floinn, professor sênior de Tai Chi Chuan, esteve em Curitiba e ministrou vários cursos. Ali ficou evidente o quanto os ensinamentos de Levis Litz são avançados e precisos, pois todos falávamos a mesma linguagem, independentemente do grau de desenvolvimento do Tai Chi de cada um. Também fiquei muito orgulhosa ao perceber o enorme respeito de Niall O’Floinn por Levis Litz. Afinal, o irlandês é um dos mais destacados professores de Tai Chi Chuan em todo o mundo e reconhece a qualidade do trabalho desenvolvido por Levis Litz! Acredito que os seres humanos de espírito elevado buscam formas de tornar melhor a vida das pessoas, e Levis Litz faz isso por meio do Tai Chi. De minha parte, posso dizer que minha vida tornou-se mais saudável e produtiva depois do Tai Chi Chuan – e devo isso ao meu querido professor.”
Maria Celeste Corrêa
Jornalista e Escritora

“O Levis foi meu aluno em meados da década de 90. (…) Eu lembro dele como o aluno que tinha estudado na Inglaterra, que havia participado, lá, de grupo de estudos de filosofia e que, principalmente, quase nunca aparecia nas minhas aulas, mas que por outro lado, só tirava boas notas e que foi um dos meus melhores alunos, tanto que, de vez em quado ainda o citava como um exemplo a ser seguido. Mas não é só por isso que lembro do Levis. Como não lembrar de uma pessoa sensível aos outros, ao mundo, sensível, portanto à condição humana. O Levis, é uma pessoa que pela sua postura e coerência, faz parte do diminuto rol de pessoas imprescindíveis.”
Marlus Vinicius Forigo
Professor de Filosofia

“Eu conheço o Levis de longa data, é viajante incansável sempre com vontade de descobrir novas paisagens, novas histórias de vidas vividas, mas principalmente o vejo como o verdadeiro amigo que é.”
David Habith

“Conheci o Levis na Universidade Tuiuti e o que me chamou a atenção nele foi seu espírito aventureiro. Lembrei dele quando assisti Diários de Motocicleta. É ótimo ouvir as histórias de suas viagens. (…) É um ótimo escritor e um fotógrafo de primeira! Sou fã dele.”
Isabela Tosin
Publicitária

“Agradeço ao Levis por me ensinar a Forma dos 18 Movimentos e o Lao Jia Yi Lu do estilo Chen de Tai Chi Chuan. Em especial, agradeço sua paciência, alegria e dedicação ao ensinar, assim como sua criatividade ao criar exemplos e imagens para que eu conseguisse assimilar melhor os movimentos e as suas sutilezas. Graças ao seu entusiasmo e generosidade em compartilhar suas descobertas, assim como essa mente geradora incansável de ideias para promover o Tai Chi, hoje temos essa conexão com professores de alto nível do estilo Chen. Suas instruções precisas e preciosas durante as aulas estabeleceram uma base para que eu pudesse aproveitar muito melhor a vinda do Professor Niall O`Floinn a Curitiba. Mãos em prece. Muita paz e chi…
Bruno Davanzo
Professor de Tai Chi e Diretor da Academia Paramitta

“Levis, no puedo creer lo que encontré. Hay muy pocas personas en este mundo capaces de entregar algo desinteresadamente. Esto muestra el gran corazón que tienes y la excelente persona que eres. Realmente he quedado sorprendido, impresionado, estupefacto (inmóvil). Espero tener el honor de volver a practicar contigo y entregarte los pocos conocimiento que tengo de taichi chen. Ya me voy mañana y no tengo claro cuando volveré [a Curitiba], pero estoy seguro que si volveré. Estamos en contacto.”
Jaime Diaz Del Pozo 
Analytic, Reporting & Integration Latin America Leader at Ingersoll Rand 
Santiago, Chile

“Comecei a praticar o Qigong em 2003, com o prof. Cláudio Guanabara, que é um excelente professor de Qigong e Tai Chi, com o qual estudei por 4 anos, até 2007. Durante este período, em várias ocasiões ele me convidou e incentivou a praticar o Tai Chi Chuan no estilo Yang, que era o estilo que ele praticava. Confesso que o estilo Yang não me atraía profundamente, não falava ao meu coração. E com o passar do tempo, é claro que acabei por abandonar a prática deste estilo por não me identificar com ele. Porém, ao mesmo tempo, havia visto em vídeos e documentários alguns praticantes do estilo Chen, e achava esse estilo muito interessante e com uma plasticidade fascinante. Mas eu tinha um problema: não conhecia ninguém em Curitiba que praticasse este estilo. Até que em 2007, acabei conhecendo o Levis que foi o primeiro praticante de estilo Chen que conheci em Curitiba. Depois de muita conversa e resistência minha (após a interrupção da aulas que tive com o Cláudio, me dediquei exclusivamente à prática do Qigong), fui convencido à praticar a Forma do Pequeno Círculo do Mestre Lam Kam Chuen, e finalmente, por influência do Levis, me vi estudando o estilo Chen, começando com a forma de 18 movimentos. Para mim é uma honra ser aluno do Levis, que não somente é um excelente professor, como também é um grande amigo (quase um irmão), e a meu ver é um exemplo entre os praticantes e divulgadores do Tai Chi Chuan, que trava uma batalha incansável na divulgação da prática do tai chi chuan no Brasil. Realmente, a única palavra que me ocorre para descrever o Levis como professor, amigo e praticante é: admirável! Que nossa prática como estudantes do Tai Chi Chuan possa refletir todo empenho e dedicação que o Levis tem em ensinar os seus alunos.”
Anderson Rosa 
Professor de QiGong e membro da Assoc. Internacional de Praticantes de Tai Chi Chuan

“I met Levis Litz in 2009 and he has studied with me on 2 teaching tours of mine to Brazil and also he studied for 1 month at my Tai Chi Academy in Ireland and privately in my house over a 3 week intensive period. His dedication and passion for learning and promoting Taijiquan as well as his teaching skills are a valuable asset to the world Taijiquan community. I wish him the best of success with his development and can recommend him as a good teacher for anyone wishing to begin Chen Style Taijiquan.”
Niall O`Floinn – Director of studies of the Galway Tai Chi Academy, Ireland.
Senior student of 12th generation Chen Taijiquan lineage holder, Wang Hai Jun.

“Inicialmente, comecei a participar das aulas no Colégio Medianeira com o professor Levis Litz, como forma de tomar conhecimento sobre Tai Chi. Por vezes me sentia um tanto acanhado e as primeiras aulas pareciam não fazer muito sentido. Entretanto, com o tempo fui percebendo que a prática de Tai Chi exige consciência corporal e disciplina, o que nos conduz a uma situação de auto-controle , ou seja, não deixarmos que nosso dia-a-dia seja conduzido pelo piloto automático imposto pela vida moderna e passarmos a percebermos mais nosso corpo, a energia corrente, nossas falhas de respiração e mantermos o equilíbrio em momentos de tensão. Sou apenas um iniciante mas, cada vez mais, começo a perceber os benefícios desta prática”. “
Dorival da Silva
Empresário

“Fiz duas oficinas de Tai Chi Chuan com o Levis. Apesar de não ter prosseguido com as aulas (por preguiça), levo a impressão sobre o que realmente o Tai Chi Chuan pode representar para seus praticantes. Pode parecer mentira, mas consegui praticar, digamos, no modo de ser e encarar os problemas e dificuldades no dia-a-dia. É isso. Se em duas aulas cheguei a isso, é porque quem faz, faz porque acredita, não fala, é.”
Fabiano Pinkner Rodrigues
Professor de Português

É muito bom ter a orientação do Professor Levis, a companhia das pessoas do nosso grupo, para a prática do Tai Chi Chuan”.
Silvana Cristina Deliberador Martinelli 
Fonoaudióloga

“Em Curitiba, como em muitas cidades do Brasil e do mundo, acontece o Dia Mundial do Tai Chi, uma comemoração bacana que reúne praticantes de vários estilos de Tai Chi Chuan. Este ano apresentei, com o meu grupo, a Forma do Pequeno Círculo, do Mestre Lam Kam Chuen, que me foi ensinada pelo professor Levis Litz. Com ele também me iniciei na Forma Yang e na Forma de Pequim de 24 movimentos. Entretando, sempre o assisti, tanto em Curitiba, como em São Paulo, em 2007, demonstrando o Estilo Chen de Tai Chi Chuan. É bem interessante.”
Augusto Svolenski
Engenheiro Florestal

“O Levis é professor de Tai Chi chuan em minha escola há 3 anos e sempre observo suas aulas e após sua viagem à Irlanda em 2009 para aperfeiçoamento no estilo Chen, pude notar que é realmente um estilo fantástico. Durante sua apresentação no Dia do Acupunturista promovido pelo SATOPAR, as pessoas ficaram muito interessadas em aprender este estilo.”
Luci Aquemi Hayashi Machado
Diretora Geral – Instituto Morita Hayashi
Coordenadora Regional da EBRAMEC – Escola Brasileira de Medicina Chinesa

“Não sou praticante do estilo Chen de Tai Chi (por enquanto). Mais por falta de tempo que de vontade. Quando vejo o Levis praticando, penso: “isso é para poucos!”. Ao refletir vejo que é um equívoco pensar assim. Meus alunos também devem pensar o mesmo ao me ver praticando (estilo Wu). Mesmo assim não deixam de praticar e vencer seus próprios limites. A harmonia de movimentos fortes com suaves, rápidos com lentos e as belíssimas posturas marciais refletem um estilo único. É muito bom assistir o estilo Chen! Praticar deve ser melhor ainda!”
Cid Vicentini Silveira
Professor de Estilo Wu de Tai Chi Chuan

“Por diversas vezes participei de eventos realizados em Curitiba em comemoração ao Tai Chi Chuan, em especial os relativos ao Dia Mundial do Tai Chi Chuan, quando apresentei com o meu grupo o estilo Pai Lin de Tai Chi Chuan. Nessas ocasiões tive a oportunidade de ver a apresentação magistral pelo Professor Levis Litz, do Estilo Chen de Tai Chi Chuan. Achei muito bonita e interessante tal forma.”
José Onofre Nunes
Professor do Estilo Pai Lin de Tai Chi Chuan da Escola Harmonia e Movimento
Presidente da Associação Internacional de Praticantes de Tai Chi Chuan

“Meu antigo professor de Tai Chi. Que saudades das nossas aulas. Eu gostava muito, ainda lembro, andei praticando esses dias. O Levis é um ótimo professor.”
Tauani Vieira
Estudante

“O Levis não é um simples professor de Tai Chi, mas um tremendo orientador! Durante as aulas que ministra – além de buscarmos a harmonia e a paz interior pelos movimentos – nos incita a meditar, durante os exercícios, para atingirmos a serenidade mental (movimento aliado a respiração – concentração = quietude mental). Sentir o corpo respeitando suas limitações, observar os movimentos, respirar e levar a mente ao estado sereno, foi isso o que aprendi nas poucas aulas que participei.”
Ana Paula Reis
Farmacêutica

“Não sei se consigo chamar o Levis de Professor, afinal de contas, foram poucos momentos em que ele me forneceu conhecimento (…) Ele é uma soma de Mestre Miagui, Yoda, com a experiência de mochila que supera muito Zeca Camargo por ai. Para quem procura, encontrar alguém que possa transmitir a essência e a experiência do Tai Chi, Levis é o cara!”
Felipe Salomão
Estudante

“Tenho reparado que o Levis tem uma característica muito especial, a de destacar nas coisas e nos outros aquilo que pode ser expressivo positivamente. Por exemplo: ele soube pegar a ideia do Tai Chi, explorá-la, estudá-la, buscar conteúdos e pessoas (como Niall O`Floinn, Naiana Bregolato, Maurício Bastos, Luci Hayashi, Bruno Davanzo etc…) e graças a esses esforços tivemos eventos importantes como a pós em Tai Chi Chuan, o seminário e assim vai. Um parêntesis: esses dias achei o vídeo do Levis no youtube sobre como cuidar do lixo. Achei a ideia muito legal. Então percebo que você tem a capacidade de abrir portas para ideias e pessoas. Você consegue promover as ideias que surgem e a pessoas que caminham ao seu lado. Parabéns! Se repararmos bem, veremos que seus esforços são recompensados e trazem benefícios aos outros.”
Péricles Zacarias Abrahão
Professor de Tai Chi

“Eu admiro o Levis prá caramba. Ele nunca desiste de seus objetivos e leva a sério seus projetos pessoais e profissionais.”
Viviane Giordano
Secretária

“Querido amigo Levis! Fico muito feliz em ver sua determinação em seguir o caminho escolhido. Tenha certeza de que muitas floradas e frutos mais doces ainda virão com o tempo. Meu sincero desejo é que você se torne um com o Tao e que o Tai Chi seja sempre um rio fluindo, refrescante e renovador. Continue a ser o exemplo que sempre foi de empenho e de realização.”
Carlos Alberto Assis
Médico, pianista e acupunturista

“Figuras especiais como o Levis são exemplos para a gente! Num mundo de tanta concorrência, em que os “fins justificam os meios.”, Levis se destaca pelo profissionalismo, pela perfeccionismo, pela simplicidade, pela figura marcante que cativa a todos! Pequenos gestos mostram o grande homem que o Levis é.”
Eliene Otta
Ortodontista


12 Comentários on “Depoimentos sobre Levis Litz: professor e jornalista”

  1. Grande professor de Tai Chi Chuan, ou Taijiquan, espero estar vivo para ve-lo chegar ao grau de Mestre no Estilo Chen. Até lá talvez eu consiga aprender a primeira forma!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lúcia Helena Martins disse:

    O Levis é um grande mestre, não apenas por saber executar e ensinar com perfeição e paciência o tai chi, mas porque sabe ouvir as pessoas ao seu redor com sensibilidade, utilizando metodologias especificas conforme aspiração de cada aluno, ensina o respeito e a troca, transmite confiança e determinação, e o mais importante, deixa transparecer nos pequenos gestos uma relação de amizade verdadeira para com seus alunos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Monica M Fernandes disse:

    Levis é uma dessas raras pessoas generosas, que doa o seu tempo e amplo conhecimento em Tai Chi em benefício de melhor qualidade de vida das pessoas. De uma didática excepcional, suas aulas de Tai Chi são leves, dinâmicas, divertidas e inclusivas – todos são bem vindos, seja em aulas abertas na Praça do Japão de Curitiba, seja em aulas fechadas. Em cada contexto, ele encontra sempre uma forma de dar atenção ao aluno, e nos incentiva a incorporar a prática cada um no seu tempo e seu ritmo, deixando o corpo livre para conhecer e reconhecer o movimento, sem pressão. Fico feliz sempre que tenho oportunidade de praticar as aulas abertas no sábado e as aulas fechadas das segundas, iniciando e fechando a semana com alegria e saúde. Obrigada Levis, por tornar Curitiba mais aberta e saudável.

    Curtir

  4. Waldete Bazzo disse:

    Pratiquei tai chi por anos, em cidades diferentes, com professores queridos e técnicas diversas… e andava afastada deste caminho que tenho como fundamental. Ano passado comecei fazer tai chi na praça do Japão com o professor Levis e foi o que precisava para retomar a prática.
    Agora posso dizer que voltei ao bom princípio.
    As aulas tem sido preciosas- professor é um grande estudioso e dedicado praticante, tem instruções precisas, detalhadas, sobre os movimentos, a circulação de energia, os aspectos terapêuticos e marciais. Além do bom humor tem um coração generoso, dedicado em divulgar e promover o tai chi chuan de forma incansável, como uma missão.
    Muita gratidão por proporcionar este reencontro de forma tão significativa.

    Curtir

  5. Anna Dias disse:

    Excelente professor e pessoa. Transmite seus ensinamentos com tranquilidade e virtude, sempre paciente com seus alunos e respeitando seus ritmos. Suas aulas são sempre bem humoradas e cheias de lições que transcendem a prática do tai chi. Um grande professor, com certeza.

    Curtir

    • Levis Litz disse:

      A energia proveniente das atividades de tai chi – geradas pela boa intenção e concentração de cada praticante em nossas aulas, estimulam ainda mais no sentido em dividir aquilo que temos de mais precioso: a experiência. Grato Anna por fazer parte dessa força.

      Curtir

  6. Maria Fernanda Maranhão disse:

    Sabe aquela pessoa conhecida como bicho preguiça, daquele tipo que paga a academia e não vai, e que não tem o menor problema de consciência com isso ? Bem eu faço parte deste grupo que adora ficar por horas na frente de uma televisão, ou do computador no trabalho. E que depois ainda reclama de ombros tensos e dor na coluna. Mas como pra tudo tem um jeito, resolvi há um mês arriscar uma mudança de hábitos e comecei a praticar Tai Chi Chuan com o Prof. Levis Litz. O professor tem um conhecimento sólido desta arte marcial chinesa, adquirido ao longo de anos de cursos e vivências no Brasil e no exterior. As aulas são bem preparadas e o conhecimento é transmitido de uma forma lúdica e tranquila. O praticante aprende os movimentos ao seu tempo, respeitando o próprio corpo que ao longo do tempo vai tornando-se mais flexível. Eu mesma já estou sentindo algumas diferenças neste sentido, o corpo está mais leve e percebo um sutil ganho de energia. Super recomendo !!!

    Fernanda Maranhão

    Curtido por 1 pessoa


Deixe um comentário